domingo, 28 de dezembro de 2008

Deixando a casa em ordem



















Todo ano é o mesmo dilema, viajamos e ficamos preocupados se esquecemos alguma coisa, se deixamos alguma janela aberta - e se chover? - se poderíamos ter feito algo para dar mais segurança ao patrimônio que ficou para trás, etc, etc. Iniciando essa série de posts sobre as férias, seguem dicas - algumas óbvias, mas não custa repassar - preciosas para curtir um pouco mais sua viagem, com a cabeça tranqüila.

Desligue-se. E a casa também.

Vai passar um tempo fora de casa e ela vai ficar vazia? Momento perfeito para dar um descanso geral nos eletrônicos. Desligue e tire da tomada tudo o que possa ser desligado. Se sua geladeira pode ser esvaziada, faça isso, limpe-a, descongele-a e deixe fora da tomada enquanto estiver fora. Sua TV não vai sentir falta dos poucos amperes que vai consumir sozinha e desligada, da mesma forma seu aparelho de som, microondas e computador. Além de não precisar se preocupar se desprogramou a gravação do seu programa diário predileto (ou "favorito", aham, aham?), você também fica livre de possíveis danos elétricos causados por surtos de energia, raios, etc. Ah! E por falar em raios, não esqueça do telefone também, hein?

Verifique janelas e frestas.

Muitas vezes deixamos uma pequena fresta aberta para ventilar a casa. Nada mal nisso, se essa fresta não for acima de um aparelho eletrônico, por exemplo. Sol e chuva podem prejudicar móveis, pisos e aparelhos elétricos, portanto, muito cuidado ao deixá-los expostos a situações que você não vai poder controlar - afinal, você está longe, nem sabe o que está rolando em casa.

Não deixe coisas caras e/ou importantes à vista.

Você nem imagina os malabarismos que alguns bandidos são capazes de fazer para roubar uma casa. Se você não tem um sistema de alarme eficiente, seguro, coisas assim, procure deixar objetos de valor em locais de difícil acesso ou sob a responsabilidade de alguém fora de casa. Vai deixar seu computador em casa? Tranque-o no quarto. Jóias de família? Cofre ou banco. Cortinas fechadas ajudam a esconder coisas que podem "seduzir" um visitante inesperado pela janela. Locais improváveis para objetos de valor, também.

Evite anunciar sua viagem aos quatro ventos.

Pode parecer contrário, mas instrua o porteiro do prédio a NÃO dizer que você viajou e não grave essa informação na secretária eletrônica. Essa informação pode ser usada contra você, por ladrões que se aproveitam da saída dos proprietários para furtar os imóveis. No caso de e-mails, coloque uma mensagem que estará "impossibilitado de checar e-mails com freqüência nos próximos dias" e pronto. Apenas amigos e familiares (claro, além de seu chefe ou pessoas a quem você deve satisfação) precisam saber, o restante é informação desnecessária.

Faça um backup de seus dados.

Sempre pode acontecer um imprevisto e você não quer ficar na mão, não é? Se possui arquivos importantes em seu computador que ficará em casa, faça um backup dos dados em CD ou DVD e entregue para alguém guardar (se tiver segurança para tal, leve-o consigo). Na maioria das vezes, o valor contido nos dados é muito superior ao da máquina em si e muito mais fácil se prevenir com procedimentos simples, como um backup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário