terça-feira, 16 de dezembro de 2008

PROTEÇÃO SOLAR


Autobronzeadores

Esses produtos foram criados para ajudá-la a ganhar uma corzinha sem ter de se expor ao sol. Eles podem ser usados tanto no rosto quanto no corpo todo, mas, para conseguir o melhor efeito, esfolie sua pele antes de aplicá-lo, para remover células mortas e impurezas. Existem autobronzeadores para todos os tipos de pele. Uma dica para ver se o autobronzeador que você comprou é o ideal para você é passar um pouco dele em alguma área escondida do seu corpo e ver que cor ficou depois de quatro horas. O tom deve ser dourado e nunca alaranjado. Outra coisa em que se deve prestar atenção é se o autobronzeador contém proteção aos raios solares, já que esses produtos não costumam proteger contra a ação do sol. O efeito do bronzeado pode durar de uma a duas semanas após a aplicação.

Filtro solar

É o produto elementar para proteger sua pele. Podem ser encontrados sob a forma de gel, loção ou creme e protegem a pele, evitando os danos causados pela radiação solar. Eles devem conter proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB. Devem ser aplicados mais de uma vez, de preferência a cada três horas e sempre antes de 20 a 30 minutos de se expor ao sol, para que dê tempo de o produto aderir à pele. Pessoas que suam muito ou que entram bastante na água devem optar pelos produtos que não saem na água. Também não se pode esquecer que, mesmo em dias nublados, os raios ultravioletas atravessam as nuvens, ou seja, deve-se usar protetor solar nas partes do corpo que estiverem expostas, como o rosto, por exemplo.

Protetor labial

Os lábios nunca ficam bronzeados, mas isso não significa que eles não queimem. Assim como o resto do rosto, os lábios precisam ser tratados para evitar que sejam prejudicados pelos raios solares. Por isso, o uso de batons, cremes ou brilhos é essencial. Esses produtos normalmente contêm vitaminas e óleos para hidratar os lábios e protegê-los do ressecamento e da ação de agentes externos como o sol, o vento ou o frio. Protetores labiais com fator de proteção solar no mínimo 15 - são muito populares no verão, mas também podem ser usados no inverno. Hoje em dia, a maioria dos batons e brilhos já são feitos com FPS e hidratantes. Mas se o seu ainda não possui essas características, aplique um protetor labial como base e só depois use o batom de sua escolha.

Loções pós-sol

Após a exposição solar, a pele precisa de cuidados para continuar saudável, mesmo com o uso de protetor solar. As loções pós-sol servem para hidratar e suavizar a pele e evitar, em muitos casos, que descasque e fique ressecada. Normalmente contêm em suas fórmulas ingredientes como aloe vera, lavanda e menta.

Filtro solar para os cabelos

Normalmente presentes em hidratantes e produtos leave-in, os filtros solares são essenciais para a saúde dos cabelos. Os filtros contidos na formulação dos produtos capilares são diferentes do filtro usado para a pele. Ele adere à haste do fio, resiste temporariamente à água e protege contra a radiação solar, que tira a umidade dos fios. Os filtros também ajudam a minimizar os efeitos da água do mar e do cloro das piscinas.

Chapéu

Aqueles com abas largas são os ideais, porque ajudam a proteger áreas que normalmente ficam excessivamente expostas ao sol e em que, muitas vezes, esquecemos de aplicar o protetor solar, como nuca, orelhas, pescoço e olhos.

Óculos de sol

A região dos olhos é muito sensível e exige cuidados especiais. Os cremes para os olhos são populares em tratamentos anti-envelhecimento. Eles reidratam a pele ao redor dos olhos, amenizando o aparecimento de rugas, pés-de-galinha e bolsas nessa região. Eles normalmente estimulam a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário